PREVENÇÃO
Você pode assim, a partir do conhecimento de todas as causas, tomar medidas preventivas.
- Se a erupção das vesículas herpéticas se repetir a cada exposição prolongada ao sol, você deverá proteger os lábios com um protetor solar que possua um alto fator de proteção, antes da exposição.
- Lave bem as mãos e o rosto, e respeite as regras de higiene (evite emprestar ou pegar empresado batons ou protetores labiais)
- Para as pessoas que sofrem de herpes labial com freqüência (mais de 6 incidências ao ano), o médico poderá prescrever antivirais a título preventivo, a serem tomados todos os dias. Isso pode ser prático se a pessoa quiser evitar a incidência de herpes em um dia importante (casamento, apresentação importante,...)
- A compressa de gelo sobre os ferimentos da herpes, durante alguns minutos, diversas vezes ao dia, permite diminuir as dores e pode minimizar o desenvolvimento do vírus. Este mecanismo deve-se ao frio que pode ter um efeito negativo sobre o vírus, e como sabemos, o frio tem sempre um efeito calmante e anti-dor.
- Evite beijar outras pessoas, sobretudo quando tiver ferimentos aparentes (fase aguda da herpes), pois a contaminação é certa ! A herpes labial é uma doença altamente contagiosa.
Conheça os fatores desencadeadores da herpes, pois sabemos que o vírus da herpes labial permanece sempre escondido no mesmo local, mas pode reaparecer em determinadas situações como em caso de :
- menstruação e gravidez;
- exposição solar (foto);
- choque emocional, estresse;
- febre:
- depressão imunológica;
- resfriados ou gripe;
- ver todas as causas.
TRATAMENTO
Aplique os cremes antivirais desde os primeiros sintomas, o mais rápido é o melhor! Em geral, aplicar cremes anti-herpéticos após o aparecimento das vesículas herpéticas não será de grande ajuda.
- Evite tocar ou coçar as vesículas, não toque os olhos.
- Não mantenha contato próximo a crianças pequenas ou atingidas por eczemas, principalmente quando tiver feridas de herpes.
- Após o desaparecimento das crostas é aconselhável aplicar um creme desinfetante ou um creme a base de lisosima várias vezes ao dia.
- Você pode aplicar mel sobre os ferimentos de herpes, segundo um estudo de pesquisadores de Dubai, o mel seria tão eficaz quando os medicamentos a base de aciclovir. Posologia: aplique o mel 4 vezes ao dia sobre a herpes durante 15 minutos.
- Tenha cuidado com as lentes de contato, não as umidifique com sua saliva, a fim de evitar o risco da contaminação do olho.
Estes conselhos não dispensam a consulta de um médico especialista.
O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar do seu problema que tentarei responder. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário