- A primeira dica é consultar um médico assim que notar algum sintoma da herpes genital. Durante a erupção de herpes (primo-infecção ou reincidência) deve-se evitar qualquer relação sexual. Se isso não for possível, o uso de um preservativo é imprescindível. Ressaltamos que algumas lesões podem ocorrer em partes não protegidas pelo preservativo, o que pode levar à transmissão da herpes ao seu parceiro/a.
- Não coce as lesões e, sobretudo, evite qualquer contato com os olhos (há a possibilidade de desenvolver herpes ocular). Por medida de precaução lave suas mãos com freqüência.
- Tente entender bem as causas que podem desencadear a doença e tente limitá-las ao máximo. Os fatores desencadeadores podem ser, o estresse, a fadiga,...
- Se estiver grávida e for portadora de herpes genital, consulte o seu médico para evitar quaisquer complicações ao feto.
- É inútil o uso de antibióticos para tratar a herpes (genital ou labial), que é uma doença provocada por um vírus. Lembramos que os antibióticos são eficazes apenas contra as bactérias e não contra os vírus.
- "Last but not least": a herpes genital pode ser um sofrimento psicológico para sua vida sexual e para sua própria confiança, portanto não hesite em falar com um médico para encontrar um bom tratamento e o apoio necessário. Não se culpe.
Estes conselhos não dispensam a consulta de um médico especialista.
O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar do seu problema que tentarei responder. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário