19 de jul. de 2008

Frieiras

Frieiras também denominadas de eritema pérnio são uma doença provocada pela exposição ao frio que atinge, sobretudo, as zonas mais expostas ao ar e humidade: mãos, pés, nariz e orelhas. Pode também aparecer, embora menos frequentemente, a nível dos cotovelos, joelhos e partes inferiores das pernas.

Pensa-se que as frieiras são hereditárias, surgem em indivíduos jovens principalmente do sexo feminino e desenvolvem-se nos meses frios, desaparecendo espontaneamente quando a temperatura ambiente sobe.

A melhor forma de tratamento é prevenir o seu aparecimento. Pode e deve adoptar algumas medidas preventivas, tais como:
  • A climatização do ambiente, de modo a manter a temperatura amena, as frieiras melhoram com o calor pouco intenso.
  • O uso de roupas adequadas que mantenham o corpo quente (calças, meias, luvas, gorro, etc. As fibras naturais como a lã são particularmente adequadas).
  • O exercício físico e a massagem suave da zona afectada activam a circulação sanguínea e aumentam a temperatura corporal.
  • Deve evitar a exposição das extrimidades afectadas a fontes de calor muito intensas.
  • Não devem ser aplicados fármacos com cortisona, uma vez que produzem vasoconstrição secundária, agravando ainda mais o problema circulatório que está na base desta patologia.
  • Para os casos mais graves o tratamento aconselhado passa pelo uso de fármacos vasodilatadores periféricos que activam a circulação superficial das extremidades


O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar de seu problema que tentarei responder. Obrigado.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker