Acne é uma inflamação crônica da pele - que deve ser tratada por um especialista -que ocorre principalmente nas áreas com glândulas sebáceas mais ativas. A pele produz muito sebo e tem tendência a acumular células mortas, que obstruem os poros. Os resíduos acumulados dentro dos poros são atacados por bactérias, dando, assim, origem as “espinhas”. Embora a causa principal da acne resida em fatores genéticos, existem fatores secundários que podem agravá-la, geralmente desencadeando um processo inflamatório, que pode atingir vários graus de intensidade.
Tipos de acne:
Infantil - própria dos bebês, decorrentes dos hormônios que herdam da mãe logo após o nascimento;
Juvenil: dos adolescentes, em conseqüência dos hormônios que começam a estimular as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade na pele;
Cosmética: causada pelo uso de cosméticos oleosos ou comedogênicos (que obstruem os poros), aumentando a oleosidade da pele;
Rosácea: acne do adulto, que ocorre após os 40 anos, normalmente ligada ao stress, desequilíbrio hormonal e mudanças radicais de temperatura.
Para prevenir a acne:
- Realize a limpeza de pele diariamente.
- Tenha uma dieta alimentar saudável, base de frutas e verduras, evitando bebidas alcoólicas e cigarros.
- Pratique exercícios para aumentar a oxigenação da pele.
- Evite sol em excesso.
Tratamento da acne:
- As lesões visíveis são os pontos negros e as borbulhas.
- Nunca esprema as borbulhas ou pontos negros, pois pode alastrar as lesões e piorar a situação.
- O tratamento é prescrito pelos médicos e pode ser feito por via oral ou tópica ou ainda uma combinação dos dois, caso a utilização de apenas um se revela insuficiente.
- No caso dos tratamentos tópicos, lave antes a cara com o produto específico que o seu médico escolheu. No caso dos tratamentos orais, devem ser sempre tomados a horas certas.
- Limpe a pele 3 vezes ao dia, a fim de controlar as bactérias. Depois aplique um tônico e hidratante sem óleo. Se a acne é do grau I pode-se usar sabonetes e produtos abrasivos.
- O ingrediente mais eficaz no combate a acne é o ácido salicílico. Ele age de duas maneiras pois tem efeito queratolítico (descamação) e bactericida.
- Não use qualquer cosmético, a não ser que tenha sido aconselhado pelo seu médico.
- Deve ter cuidado com o sol e nunca deve abandonar o tratamento durante o Verão.
- Quanto à alimentação, não está hoje estabelecida uma relação entre o aparecimento da Acne e o consumo de certos produtos tais como o chocolate, a charcutaria, os fritos, etc.… No entanto, quanto melhor e mais regrada for a sua alimentação, melhor será o seu estado geral.
- Siga com rigor o tratamento prescrito pelo seu médico e aceite o facto de esse tratamento ter de ser prolongado. A Acne não desaparece “em 2 dias”.
Estes conselhos não dispensam a consulta de um médico
O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar de seu problema que tentarei responder. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário