- Nunca, jamais, esprema uma borbulha. É dizer adeus a uma pele saudável. E mais, os micróbios ficam nas unhas, sendo mais fácil a contaminação do resto da pele.
- Não se esqueça que ao espremer uma borbulha é meio caminha andado para fazer uma cicatriz ou uma marca inestética na sua cara.
- Não coloque maquilhagem para disfarçar. A maquilhagem fecha os poros e aumenta a oleosidade da pele. Pode utilizar maquilhagem em ocasiões especiais, e se acne for um problema constante na sua vida, pode até comprar maquilhagem própria para este problema. Mas mesmo este tipo de maquilhagem não a utilize frequentemente para tapar este tipo de imperfeições.
- Quando usar maquilhagem certifique-se que os utensílios de maquilhagem se mantêm limpos.
- Se o seu problema foram apenas pontos negros, a maquilhagem já não é tão nociva. Mas tenha moderação.
- Quando se expuser ao sol não o faça sem um creme protector solar com um factor de protecção alto. O sol tem um efeito cicatrizante, mas em excesso estimula a produção de sebo e aumenta o acne. O segredo é usar um bom protector solar, expor-se ao sol com moderação e nas horas de menos risco, ou seja, antes das 11h e depois das 16h.
- Não encha a sua pele de creme hidratante. O excesso só vai aumentar a oleosidade.
- Escolha cremes específicos para o seu tipo de pele e para o acne.
- Nunca utilize a paste de dentes para cicatrizar aquela borbulha chata que rebentou!!! Receitas caseiras podem ser muito perigosas. A pasta de dentes contém flúor e pode irritar mais o local de aplicação. Pior que uma imperfeição no rosto (borbulha ou ponto negro), só mesmo uma infecção.
- Mantenha as suas mãos e cabelos afastados do rosto. Isso evitará o transporte de bactérias, sujidade e oleosidade para a sua pele.
- Mantenha o seu telefone e telemóvel limpos, para quando estiverem em contacto com a pele não transportarem bactérias.
- O stress pode causar flutuações hormonais que por sua vez levam a pele a produzir em excesso de gordura na pele que causa a obstrução dos poros. Por isso evite ao máximo ter uma vida agitada de mais .
- Pratique exercício físico. Assim, com o suor, elimina as impurezas do seu corpo mais facilmente. Não se esqueça é de fazer uma limpeza profunda a seguir. É impreterível que as impurezas não fiquem acumuladas na sua pele.
- Escolha perfumes sem álcool.
- Não durma com a mesma fronha da almofada mais do que 2 noites. O tecido absorve a gordura e contaminará a pele, agravando a acne.
- Evite os Spas. são um paraíso para as bactérias.
- Aplique os produtos com as mãos. Por muito suave que seja a esponja, esta tem um efeito irritante que pode levar a infecção a outras zonas próximas.
- Evite o fumo do cigarro, quer seja o seu ou o das pessoas à sua volta.
Alimentação
- Procure ter uma alimentação equilibrada.
- Beba muita água, isso ajudará a manter a sua pele saudável.
- Não há nenhum alimento que "provoque acne", mas o que é certo é que uma alimentação saudável está correlacionada com uma pele mais saudável e bonita.
- Assim, evite chocolates, fritos, doces, queijos, frutos secos, enchidos e derivados do porco se tem tendência para borbulhas.
- Coma verduras e fruta, carne e peixe sem gordura, leite desnatado e pão integral.
- Beba um sumo de tomate em jejum e um de limão e mel antes de se deitar.
- A vitamina B6 actua favoravelmente sobre as peles gordurosas e seborreicas.
Tratar da Pele
- Mantenha a pele sempre limpa. Logo de manhã, faça uma lavagem com um sabonete especial para a pele facial, ou mesmo para borbulhas (existem marcas próprias), eliminando o excesso de oleosidade, impurezas e células mortas.
- Existem produtos específicos para fazer a limpeza da pele, mas se quiser um efeito semelhante e mais económico, água de rosas também é muito eficiente.
- A seguir de fazer a limpeza diária, continue a sua rotina com um tónico especial para tonificar e fechar os poros, prevenindo o aparecimento de borbulhas e pontos negros.
- O terceiro ponto essencial é hidratar a sua pele. Utilize um creme específico para o seu tipo de pele e próprio para o acne.
- Se as borbulhas forem pequeninas, faça uma exfoliação a cada 3 dias, sempre após a limpeza. Depois aplique um tónico sem álcool.
- Se as borbulhas forem grandes não exfolie pois irritará a pele e os resultados não serão nada agradáveis.
- Limpe a cara uma vez por mês num centro estético.
- Evite sabonetes alcalinos (demasiado agressivos) e os tónicos com álcool (produzem um efeito ricochete com aumento de secreção de gordura).
- No seu arsenal anti-borbulhas não deverá faltar um stick especial de aplicação local que seca, desinfecta e purifica a zona de aplicação.
Máscara Anti-borbulhas
- Máscara de tomate: o tomate é um dos produtos mais eficazes para as peles oleosas. As suas substâncias ácidas ajudam na remoção do excesso de oleosidade responsável pela obstrução dos poros. Esmague o tomate, ou parta-o em fatias muito finas e coloque-o sobre a pela da cara previamente lavada. Deixe actuar durante 10 minutos. Depois, retire tudo muito bem com ajuda de água tépida. Convém estar deitada durante a aplicação da máscara.
- Máscara de morango: se quer eliminar as borbulhas, mas também conseguir uma pele lisa e suave, deve triturar dois morangos, juntar uma clara de ovo e deixar fazer efeito durante meia-hora. A seguir pode retirar a máscara com água morna.
- Máscara de maçã: Para secar a pele, triture uma mação e misture uma colher de iogurte. Deixe actuar durante 10 minutos.
- - Máscara de Laranja: misture 3 colheres grandes de iogurte natural sem açúcar, duas de aveia e duas raspas de laranja. Aplique esta mistura no rosto e deixe actuar 15 minutos. Retire com água fria.
- Máscara de argila: basta juntar água à argila em pó, por na cara e esperar 5 minutos. Retira-se com água. Tem resultados se for utilizada todos os dias, ou dia sim dia não.
- Se as borbulhas forem pequenas, faça vapores de menta e limão durante 5 minutos. Assim abrirá os poros para a limpeza ser mais eficiente.
- Experimente todas as máscaras e veja qual tem melhor acção sobre o tipo da sua pele e sobre o seu tipo de borbulhas.
Estes conselhos não dispensam a consulta de um médico dermatologista.
O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar de seu problema que tentarei responder. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário