A escovagem da Língua, como prática da higiene oral, tem sido questão à qual na lusa pátria se tem posto literalmente a língua de fora! Ora, os dentes já dão um trabalhinho!
Apesar de tudo recentemnte surgiu um anúncio nas TV´s, com esta prática, que pôs muita tuga a matutar. Afinal que cena é esta, + americanices?
Pois é! Mas é ACONSELHAVEL a ESCOVAGEM da LÍNGUA!!!!
E tento elucidar as razões :
A parte posterior e dorsal da língua é revestida por uma película que contêm milhões de microorganismos. Durante a mastigação e o engolir, a comida, cada vez mais mole, que ingerimos causa apenas uma ligeira abrasão nesta película e este aglomerado de detritos mantêm-se intacto.
Depois acontece a putrefacção destes detritos e certos gazes são produzidos à superfície da língua. Gazes esses, que podem ser responsáveis pelo aparecimento da halitose ou mau hálito. A % de casos de mau hálito que provêm da língua é elevada. Alguns investigadores até defendem que vêm da língua alguns dos microorganismos responsáveis por certas doenças orais.
Depois acontece a putrefacção destes detritos e certos gazes são produzidos à superfície da língua. Gazes esses, que podem ser responsáveis pelo aparecimento da halitose ou mau hálito. A % de casos de mau hálito que provêm da língua é elevada. Alguns investigadores até defendem que vêm da língua alguns dos microorganismos responsáveis por certas doenças orais.
O que é evidente é que existe uma imensa quantidade de microorganismos na superfície da língua e que eles são responsáveis por situações desagradáveis.
A escovagem ou raspagem da língua é considerada por alguns médicos dentistas como FUNDAMENTAL para uma higiene oral correcta.
Os últimos anos têm sido pródigos em lançar no mercado materiais para a higiene da língua. Em Portugal, estes produtos são inexistentes ou quase...
A escova de dentes pode dar uma ajuda mas, nos casos mais graves, os raspadores de língua são os mais eficazes.
Então quais são os procedimentos para uma correcta higiene da língua?
- Deite a língua para fora o mais possível
- Observe a localização dos detritos (normalmente formam uma camada esbranquiçada)
- Se usar um raspador, siga as instruções da embalagem.
- Se usar uma escova, coloque-a o mais atrás possível e, com alguma pressão, avance até à ponta da língua. Repita a operação quatro ou cinco vezes. Ou até deixar de ver resíduos.
O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar de seu problema ou suas dúvidas que tentarei responder. Obrigado.
2 comentários:
Posso limpar a língua com outra língua? Era bem melhor. E mais gostoso. Esta questão da limpeza da língua faz-me pensar na questão da retirada/limpeza dos pêlos do nariz. Deve-se ou não cortar? Quanto à questão estética, não temos dúvidas, devemos cortar. Quanto à questão da funcionalidade dos pêlos do nariz....não sei. Já ouvi dizer que não. Mas é uma questão que deixo para o NOSSO "expert" na matéria...
Continuação de bons conselhos!
fp-6/12
tou a escrever a resposta de novo, pois a 1º de manhã vanished,... mas que seca de seca... bamos lá de novo :
Pode-se cortar os pêlos do nariz, desde que não seja rente, e se cortar uns 2 ou três, nunca a desbastar por lá adentro. Já não se deve arrancar pêlos, nem cortá-los rasos, pois os pêlos contactam com os tecidos e terminações nervosas que sabemos serem de elevada concentração e sensibilidade na zona do nariz. Tb não se deve espremer borbulhas ou ´pontos negros´ na zona do nariz, o chamado "Triângulo Proibido". Isso lesa, pelo menos, o nosso sentido do olfacto.
A principal função dos pêlos é filtrar a passagem dos microorganismos, impedindo-os de penetrar no nosso organismo e sobretudo nos pulmões. Qt maior for as pelugem maior é pureza do ar que circula (o nariz é tipo o filtro de ar dos carros...)
Postar um comentário