21 de dez. de 2004

Bebidas Energéticas - mais desvantagens que vantagens

As bebidas energéticas (red bull, burn, …) diferem consideravelmente das bebidas isotónicas, apesar serem regularmente confundidas como sendo a mesma coisa.
A diferença reside sobretudo na presença nestas de cafeína e de taurina.

A CAFEÍNA presente em elevadas doses nas bebidas energéticas actua sobre o cérebro, estimulando-o, induzindo-lhe a sensação de energia infinda e ausentando-lhe as sensações de cansaço corporal. Ora esta falsa energia que a pessoa sente, não tem correspondência prática nas calorias realmente disponíveis no seu organismo, pelo que este desequilíbrio pode-se revelar perigoso, sobretudo em práticas desportivas de alta intensidade.
Por outro lado a cafeína conduz ao aumento da pressão arterial e não é recomendada a pessoas com problemas cardíacos e hipertensão.

A TAURINA (daqui vem o nome red bull- a taurina apresenta cor avermelhada), é um aminoácido natural em alguns alimentos (e em pequenas quantidades) , mas que nas bebidas energéticas apresenta valores excessivamente elevados (uma lata de Red Bull tem tanta taurina quanto 500 taças de vinho), o que conduz ao aumento dos efeitos dos demais estimulantes, aumentando também a frequência cardíaca.

As bebidas energéticas possuem também açúcar e em algumas também se encontra efedrina. Esta substância combinada com cafeína, pode causar problemas cardíacos graves. Outra substância por vezes também presente é o piruvato que em doses elevadas pode provocar problemas gastrointestinais.

Além disso, a mistura dos energéticos com álcool – é muito perigosa, podendo conduzir à morte, inclusive.

Os fabricantes fazem campanhas massivas para iludirem os consumidores que estes produtos são inofensivos.
Este ano a detentora do monopólio do mercado, a red bull possui a sua própria equipa de F1. Curioso é que a red bull tem a sede em Fuschl am See, Áustria, que se localiza perto de Berchtesgaden, onde o Hitler tinha o seu quartel-general (Obersalzberg - ninho de águia).





O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também apresentar as suas dúvidas que tentarei responder. Obrigado.

Um comentário:

Héber Camacho disse...

QUEM BEBE REDBULL EH TUDO NAZISTA

 
eXTReMe Tracker