29 de jul. de 2008

Comprar Imóvel. Comprar habitação. Comprar casa. Dicas para comprar imóvel

Aspectos a ter em conta na compra de um Imóvel:

O Factor Dinheiro
Quanto menor for o valor do financiamento melhor, pedir dinheiro emprestado pode ser caro e assim comprometer seu orçamento por muito tempo.
O ideal é comprar o seu imóvel à vista, mas se você não tem dinheiro para isso, o melhor é esperar alguns anos para pelo menos financiar uma boa parte do valor. Apesar de soar estranho, continuar pagando aluguel isso deixará o preço final mais barato.
Na hora de comprar um imóvel, opte por um com o preço mais em conta, porém, bem localizado para suas necessidades. O principal risco de comprar um imóvel na planta, é o fato da “quebra” da construtora, que, após alguns escânda-los do tipo, deixou a maioria dos brasileiros com o pé atrás para fechar um negócio e adquirir um casa que não está pronta.
Afinal de contas, ninguém quer ver as economias de anos ir ralo abaixo junto com a empresa dos outros, a dica é contratar um bom advogado, e principalmente de confiança, e contratar empresas com solidez no mercado e sem reclamações no Procon.

O Fator Localização
O ponto de partida para escolher o imóvel ideal com certeza é a localização, a região escolhida deve atender bem às necessidades de todos que irão morar lá. Analise se há por perto, supermercados, padarias, farmácias, e bares, principalmente bares, com sinuca de preferência, e que seja perto, para não precisar do carro para fazer pequenas compras.
Olhe bem os meios de transporte públicos, que sejam de fácil acesso, para ser usados pela sua esposa, oos seus filhos, empregados da casa.
Fique atento ao horário de almoço, se você tiver pouco tempo para sair do trabalho, ir para a casa e almoçar, opte por uma casa mais perto de seu serviço, para evitar frustrações posteriores.
Opte por regiões já estabilizadas, onde a vizinhança já está formada.

Um Imóvel para as suas necessidades.
Ao visitar um imóvel, ou olhar plantas, leve em conta principalmente as suas necessidades. Se você terá de levar suas roupas em casa, você não iria comprar um imóvel sem área de serviço certo?
É com deixar tudo que você tem, e deseja ter no papel, para te lembrar e optar por um imóvel em conta.
Por exemplo, eu não tenho um sistema completo de Home Theater, mas, um dos meus maiores objetivos é esse. Montar um telão na minha sala com o sistema de Home Theater completo, ou seja, se algum dia eu realmente for comprar tudo, é melhor eu já ter uma sala que vá suportar tudo isso.



Imóveis usados podem ser uma boa opção
Muita gente foge de comprar imóveis usados, por achar que ao longo do tempo pode aparecer algum problema não avistado inicialmente, por parte, é tudo verdade. Mas vale lembrar, todo imóvel tem de ser cuidado e necessita de algumas manutenções, pintura nova, reforma no banheiro, na cozinha, e por ai vai.
Imóveis usados são ligeiramente mais baratos do que um novo, e com essa diferença de preço você poderá deixar ele com a sua cara, além de fazer todas as reformas necessárias.
Com relação à imóveis ocupados, todo o cuidado é pouco, deixe sempre uma parcela para ser paga, e exija que a escritura seja passada para seu nome antes mesmo dele sair da casa.
Não confie em ninguém, por mais amistoso que o vendedor possa parecer. No mundo dos negócios não existe amizade e nem promessas. Existem casos de famílias que compram à vista uma casa, mas esperam até seis meses para poder mudar.

Financiamento
Planeje para não comprometer sua situação financeira
No Brasil, existem no básico dois tipos de financiamento:
  • O SFH (Sistema Financeiro de Habilitação), para imóveis de até 300 mil reais.
  • E a Carteira Hipotecária, para imóveis acima desse valor.

O 1º cobra um juro médio de 13% ao ano mais a TR, enquanto o segundo cobra uma taxa anual entre 14% e 16% mais TR.
Normalmente para fazer o financiamento você precisa pagar 20% do imóvel e financiar o restante em até 15 anos.
Para financiar R$ 90 mil, por exemplo, você pagará ao longo de 10 anos o equivalente R$ 161 mil. Neste sentido, quanto menor for o valor a ser financiado, menos você gastará com os juros.
Por isso, aconselho a financiar no máximo 50% do imóvel, e pagar com o mínimo de tempo possível. Mas lembre-se, no que se diz situação financeira, nunca comprometa mais que 20% de sua receita com prestações da casa própria.



O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também apresentar as suas dúvidas que tentarei responder. Obrigado.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker