28 de dez. de 2004

A arte de bem Palitar a toda à boca... (método científico)

O palito é um precioso meio de remoção de placa bacteriana interdentária e pode ser a solução quando, por falta de motivação ou destreza, o fio dentário falha, pois este revela-se mais eficaz.

O palito está indicado para dentes com os espaços interdentários abertos, podendo também ser usado em espaços interdentários fechados como um substituto do fio dentário.

É recomendável seguir as indicações (caso existam) do fabricante e deve sempre aconselhar-se com o higienista oral ou com o seu dentista, sobre a forma mais correcta de o utilizar. O palito, se usado incorrectamente pode traumatizar a gengiva. No início, deve-se começar por pequenas áreas e, só depois de adquirir mais prática, é que se vai abrangendo o resto da boca.

Devem ser adquiridos os palitos indicados para cada situação. Os palitos redondos e rectangulares podem servir para remover residuos de alimentos, mas não removem a placa bacteriana. Os mais indicados para a higiene oral têm uma forma triangular, de maneira a adaptarem-se aos espaços interdentários, sendo feitos de uma madeira especial para prevenir o aparecimento de farpas. Estes tipos são por vezes difícieis de encontrar.


Use o palito de forma correcta

Leia bem as instruções da embalagem, depois segure correctamente o palito, normalmente é a parte plana que fica virada para a gengiva. Segure bem o palito, pode ajudar apoiando a mão no queixo ou os dedos anelar e médio. Esta precaução vai ajudá-lo a não se magoar, evitando que insira o palito com muita força entre os dentes.

Depois, com movimentos suaves de vai e vem, limpe bem os espaços interdentários de todos os dentes. Faça uma ligeira pressão para um dos lados do dente e de seguida para o outro, repetindo esta acção quatro vezes de cada lado.



O que você achou destes conselhos? Comente em baixo.
Pode também falar de seu problema ou suas dúvidas que tentarei responder. Obrigado.

2 comentários:

Mário Azevedo disse...

Fosga-se Vilarinho, onde raio foste buscar isto. Só falta mesmo falares de papel higiénico.
Parabéns pela alteração das cores. Está bem melhor.

Anônimo disse...

inspirei-me numa trip de autocarro em que o motorista ia ´bailando´ entre os dentes o seu palito de estimação!!


agora está + de acordo com as regras da etiqueta... (Bobone, 1998, pág. 35)

 
eXTReMe Tracker